About Me

header ads

Compacto II: Governo precisa de dois anos de preparação

São cerca de 537.5 milhões de dólares em carteira, financiados pela agência norte-americana Millennium Challenge Corporation, cujo acordo de financiamento foi fechado em setembro último, em Washington

Governo diz que precisa entre 18 a 24 meses para concluir a fase preparatória para implementação do Compacto 2, um projecto financiamento pelos Estados Unidos, para desenvolver a província da Zambézia. Sector privado defende uso de matéria-prima e de empresas locais como ponto de inclusão.

O Compacto II, a ser desenvolvido na província da Zambézia, vai se incidir e



m três áreas: promoção do investimento na agricultura comercial, conectividade e transporte rural e mudanças climáticas. O Governo avançou nesta segunda-feira, que precisa de mais tempo para iniciar com os projectos.

A sociedade civil considera que o Compacto 2 apresenta boas linhas de orientação e os prazos definidos pelo Executivo são razoáveis.

Já o Governador da província da Zambézia prevê uma revitalização da economia desta região do país. A ponte sob o rio Licungo é um dos principais projectos em manga.

Com os fundos disponíveis e projectos já identificados, o sector privado defende uso de matéria-prima e de empresas locais.

Moçambique foi um dos primeiros parceiros do MCC, seleccionado em 2004 logo no começo do trabalho como uma agência, e foi para um compacto de 506 milhões de dólares para investimentos em a projectos de água e saneamento, estrada, titulação de terras e agricultura.



Enviar um comentário

0 Comentários